Barber Pole

Você sabe o que é BARBER POLE?

O famoso “poste de barbeiro” já foi um artefato para indicar as várias atividades dos barbeiros. Antigamente, encontrar um objeto desses pregado na frente da barbearia era sinal de que o barbeiro não fazia só barba e cortava cabelo, e sim, podia extrair dentes, fazer sangria, cirurgias pequenas e trepanação. COMO? Isso mesmo, trepanação que consiste em fazer um buraco no crânio com uma broca.  Após os procedimentos, os barbeiros estendiam as ataduras em um poste para secar e para mostrar que naquele lugar se fazia certos serviços cirúrgicos, além de serviços convencionais de barbearias.  Um tempo depois, alguns donos de Barbearias decidiram criar um objeto símbolo para representar bem a casa e não precisar mais pendurar as ataduras sujas na rua ou na janela. Foi então que surgiu o BARBER POLE com sua listras nas três cores e, na maioria, giratório.

Cada cor apresentada no poste tem um significado: a cor vermelha representa as ataduras embebidas de sangue após procedimentos, a azul é o símbolo do sangue venoso, a cor branca representa as ataduras ainda sem uso e as partes em metal representam as tigelas utilizadas para colocar o sangue recolhido. 

As primeiras Barbearias tem registro desde a Grécia Antiga, mas o “poste de barbeiro” começou a ser usado por volta de 1200, numa época em que era comum identificar estabelecimentos com símbolos ou desenhos, uma vez que boa parte da população sofria com o analfabetismo. Algumas barbearias apresentavam o Barber Pole somente nas cores azul e branca e isso significava que o barbeiro não executava serviços de cirurgião. Quando foi proibida a função de cirurgião por parte dos barbeiros na Inglaterra, os dentistas e médicos começaram a usar o barber pole nas cores vermelho e branco e ficou determinado que os barbeiros usariam as cores azul e branco. Após a extinção total do uso do barber por médicos e dentistas, os barbeiros uniram as três cores em referência a Bandeira Nacional Americana e criaram o barber pole que hoje conhecemos bem e que está fixado em quase todas as barbearias.

Tamanha é sua popularidade e importância que em Forest Groove, no estado americano de Oregon, encontra-se o maior barber pole do mundo: são 22 metros de altura em homenagem aos barbeiros da região.  Em alguns lugares da Ásia o barber pole indica que o lugar é um Bordel e não uma barbearia.

O artefato colorido, ilustrando as cores da Bandeira Americana, já foi um símbolo muito forte no passado nos Estados Unidos. E hoje retorna para não só enfeitar o lado interno das barbearias que trazem um estilo vintage (como um objeto de decoração) como para atuar no seu papel principal, fixados no lado de fora.

Essa coisa que mistura o antigo com o novo, fez com que as Barbearias comprassem a ideia do passado do serviço de barba/cabelo/bigode. A criatividade na decoração, as cadeiras antigas, os uniformes dos barbeiros, o suspensório, a navalha e as toalhas quentes se encaixam com o personagem principal: o Barber Pole.

 

Compartilhe este conteúdo: