Cor da BARBA versus Cor do CABELO

Quando a cor da BARBA é diferente da cor do CABELO

Você já deve ter visto por aí barbudos com a barba da cor diferente da cor do cabelo. Isso porque alguns barbudos resolvem pintar a barba e/ou cabelo para ficar com uma cor diferente. Outro fator que você talvez desconheça é que isso pode acontecer naturalmente e que sim, acomete alguns barbudos. A cor do cabelo ou pelos no seu corpo é primariamente determinada pelos níveis de pigmentação nos folículos capilares. Cada folículo contém uma mistura de melanina, que pode ser composta por eumelanina (responsável pela cor acastanhada ou preta) e feomelanina (responsável pela cor avermelhada ou amarelada).

Algumas combinações de proporção das duas classes de melanina resultam em diferentes tonalidades, como, por exemplo: +EUMELANINA  e -FEOMELANINA= + CASTANHO ou PRETO  e/ou -EUMELANINA e +FEOMELANINA= +RUIVA ou LOIRA .

A diferença na cor de barba para cabelo acontece pelo diferente grupo de folículos capilares que possuem diferentes combinações de melanina. Há uma diferença na distribuição na proporção de eumelanina e feomelanina como visto no diagrama acima.

A exposição ao Sol pode ser um fator que provoca o clareamento dos fios e, por isso, é importante manter os fios hidratados.

Porém, se você gosta dessa diferença de cor entre cabelo e barba e não passa por esse processo natural, você pode usar tinturas específicas para os fios da barba. Certamente o seu barbeiro saberá indicar a melhor. Se for fazer mesmo, fique atento na frequência de uso, pois o uso demasiado pode causar irritações na pele e ressecar os fios.

A verdade é que sendo barba e cabelo com cores diferentes, o barbudo esbanja charme.

( Fontes: Barba Brava, Exame e Estadão)

Compartilhe este conteúdo: