Dicas para manter sua barba limpa e higienizada

Você sabia a barba pode ser tão suja quanto um vaso sanitário? Para aqueles que escolheram cultivar uma barba de responsa, é importante estar atento às dicas para manter seus fios limpos e higienizados.

De acordo com o pesquisador e microbiologista mexicano, John Golobic, “os pelos podem estar cheios de bactérias encontradas nas fezes”.   O normal é que as barbas apresentem bactérias do ambiente, mas Golobic encontrou bactérias fecais em seu estudo. Felizmente, os índices encontrados não são suficientes para causar doenças, mas reforçam a importância da higienização dos fios.

Quanto maior e mais cheia for sua barba, maior deverá ser a rotina de cuidados para mantê-la cheirosa, saudável e bonita. Os passos são simples e demandam alguns minutos da sua rotina, confira só:

>> Higienização da barba com cuidado

Lave no banho com xampu próprio para barba e utilize óleo e balm duas vezes por semana (aqui tem um post explicando mais sobre esses produtos). O balm e o óleo, além de hidratar, ajudam a não ressecar a pele e deixam os fios mais macios e cheirosos, além de protegidos.

Lembre-se: todo dia é dia de lavar a cabeleira da barba. No dia a dia, os fios estão sujeitos à poluição, fumaça, cheiro de comida, entre outros.

Os bigodes, por sua vez, requerem cuidados especial. Por serem pelos mais crespos e mais grossos, tendem a ficar mais oleosos. Lave diariamente e enxágue bem para ajudar a eliminar os germes.

>> Apare seus fios regularmente

Outra dica boa para manter a higiene adequada nos fios é aparar regularmente. Mesmo para aqueles que estão deixando a barba crescer, isso também ajuda para que os fios tomem o desenho e forma escolhidos ao longo do crescimento. Os retoques são necessários para que ela aumente de maneira uniforme. O Barbarang é ideal para esses pequenos retoques que não necessitam de um barbeiro.

>> Cuidados com a barba em pele acneica/oleosa

Há quem utilize o visual barbada para esconder espinhas, o que acaba sendo um erro, pois a barba costuma tornar a pele mais oleosa. Para quem sobre com pele acneica, é necessário um cuidado ainda mais reforçado na manutenção dos fios. Nesse caso, o ideal é manter o rosto sempre limpo, com mais de uma limpeza ao dia, e uso de produtos especiais que ajudem a tratar a tez. Caso a aparição de espinhas aumente, procure um dermatologista.

Pegou, barbudo?

Compartilhe este conteúdo: