Foliculite

Foliculite

A inflamação que ocorre nos folículos, geralmente após o barbear, é também conhecida como pseudofoliculite.

Essa inflamação começa pelo pescoço e vai se alastrando para o rosto, provocando sintomas desagradáveis como coceira, vermelhidão e pequenas bolhas que podem infeccionar, formando abcessos com pus. Em alguns casos mais leves ela desaparece com o tempo, através de  uma higiene diária apropriada e um tratamento básico para auxiliar na hidratação da pele ( lavar o rosto com água fria e usar cremes próprios para o barbear). Em casos mais graves, os abcessos são seguidos de dor e incômodo, sendo necessária a visita a um dermatologista para um tratamento mais eficaz. Entretanto, o tratamento mais indicado só pode ser dado pelo seu médico e depende muito da intensidade do caso.

A foliculite é causada por pelos encravados e também pode ser causada pela Staphyloccos Aureus, uma bactéria que se aloja na pele ou por fungos.  A depilação a laser pode ser uma opção de tratamento para quem sofre de foliculite na barba, pois o laser utilizado emite um comprimento de onda que danifica o pelo, diminuindo e evitando a incidência de inflamações e pelos encravados.

A prevenção é muito simples, basta alguns cuidados como: tente fazer a barba uma vez por semana; use lâminas novas a cada vez que for barbear; cortar sempre no sentido do crescimento dos pelos; evitar passar a lâmina no mesmo local duas vezes; passar um creme hidratante após o barbear e, bem importante, se você estiver com foliculite, evite de estourar as bolhas ou arrancar os pelos.

Compartilhe este conteúdo: