Pele irritada após o barbear

Já sentiu a pele irritada após o barbear? Saiba que é comum: dois terços dos homens apresentam pele sensível após o barbear. Isso inclui pele irritada surgem manchas e bolhas ao longo do rosto, principalmente no pescoço, além do surgimento de pelos encravados, ardor e vermelhidão. Mas esses problemas podem ser evitados e amenizados com algumas precauções.

>> Causas da pele irritada

Primeiramente, a alergia pode se dar por uma série de motivos diversos. A má higienização da pele, por exemplo, pode levar à irritação. Outros fatores externos podem ser citados como: falta de hidratação ou uso de lâminas usadas que guardam resíduos.

Em segundo lugar, existem também problemas naturais de sensibilidade da pele ou pelos grossos que encravam facilmente e dificultam o barbear. Devido à ação da testosterona, as glândulas sebáceas masculinas são mais estimuladas que as femininas. Por isso, em geral a pele dos homens é mais oleosa que a das mulheres. Mas as diferenças não param por aí. A produção de fibras de colágeno dérmico (que conferem firmeza à pele) ocorre em maior quantidade em homens, resultando num ritmo de envelhecimento mais lento. A perda de água e outros nutrientes também ocorre de maneira diferente na pele masculina, amenizando variações entre pele oleosa, seca, normal ou mista. Para aqueles que precisam fazer a barba constantemente, é importante saber qual seu tipo de pele. Assim, é possível para tomar os cuidados adequados e usar produtos que amenizem e/ou evitem a irritação.

>> Cuidado para a pele normal

Nesse caso, o ideal é o uso de colônias suaves, pois a composição da pele normal é mais equilibrada e tem a abertura dos poros quase imperceptível e sempre suave.

>> Cuidado para pele mista

A mais comum entre os homens, apresenta um brilho na chamada “zona T” (nariz, testa e queixo) e deixa um aspecto seco no restante do rosto. O uso de produtos que contém óleo para as partes secas do rosto é indicada para esse tipo de pele.

>> Cuidado para pele oleosa e espessa

Dada a grande quantidade de pelos r devido sua espessura, podem encravar na hora do barbear e isso favorece o aparecimento de foliculite. Essa inflamação ocorre em um ou mais folículos pilosos que pode ocorrer em qualquer lugar da pele.  Homens com pele oleosa sofrem mais com o problema, pois a oleosidade favorece o aumento de sebo na pele. Isso ajuda na propagação de bactérias na área com irritação.

O ideal é, antes de fazer a barba, realizar uma boa higienização com sabonete adstringente e/ou bactericida. Esse cuidado protege a pele contra  infecções e remove células mortas, gordura e impurezas. Faça a  limpeza duas vezes ao dia, de manhã e à noite. Lembre-se de usar uma toalha limpa ao secar o rosto. Outra dica é usar sempre um barbeador  descartável de qualidade, com lâmina dupla ou tripla. É importante não passar várias vezes no mesmo local da pele. Use um creme de barbear para suavizar os efeitos e também é recomendado o creme pós barba, pois ele hidrata e diminui as irritações na pele.

Se o problema persistir, o indicado é trocar o barbeador comum por um elétrico. Ele permite fazer a barba com a pele seca e não a machuca como as lâminas de barbear. E se mesmo assim, para os que sofrem ainda com o problema, já há no mercado à disposição a depilação à laser. Com algumas sessões, ela elimina completamente a barba, mantendo o resultado em média dois anos.

Lembre-se sempre de procurar ajuda de um dermatologista nesses casos 😉

Compartilhe este conteúdo: